O ministro português da Educação chega no dia 8 à noite a Cabo Verde para uma visita oficial que o trará à cidade do Mindelo. A deslocação de João Marques da Costa é fruto de um convite do seu homólogo cabo-verdiano e decorre até o dia 11 de outubro.
Conforme o programa, o governante luso será recebido em visita de cortesia por Ulisses Correia e Silva pelas 10 horas do dia 9 na cidade da Praia para de seguida assistir à apresentação pública dos manuais escolares do 9. ano de escolaridade.
Ainda no período da manhã, Marques da Costa será recebido na Escola Portuguesa de Cabo Verde, na zona do Palmarejo Grande, para logo à tarde deslocar-se ao Liceu Domingos Ramos, onde terá uma conversa com os directores das escolas da Praia e subdirectores pedagógicos. Termina o primeiro dia com uma visita ao Centro de Língua Portugesa, na Universidade de Cabo Verde, e uma entrevista ao Jornal da Noite, da TCV.
No dia 10, o ministro português será recebido pelo Presidente José Maria Neves para uma hora e meia depois apanhar o voo com destino à ilha de S. Vicente. Duas horas após desembarcar no aeroporto Cesária Évora estará de visita à Escola Portuguesa do Mindelo, que ganhou um polo oficial desde o dia 6 de outubro, e de seguida desloca-se à Escola Secundária Jorge Barbosa, sita nas imediações.
O programa deste que será o segundo dia da visita oficial culmina com uma conferência de alto nível sobre a importância da avaliação externa para a promoção da qualidade do ensino, a decorrer a partir das 16 horas no auditório da Faculdade de Educação e Desporto da UniCV.
Nas primeiras horas do dia 11, João Marques da Costa irá conhecer o CNAD – Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design – e fecha a sua estadia em S. Vicente e em Cabo Verde com uma passagem pelo Centro Cultural Português – Polo do Mindelo. O voo de regresso a Portugal está programado para o início da tarde, com ligação directa Mindelo – Lisboa.