O emigrante Luís Neves regressou a S. Vicente com lotes de equipamentos informáticos e desportivos destinados a escolas e clubes, no quadro do seu conhecido projecto social, que desenvolve a partir dos Estados Unidos. Desta vez, o seu foco principal foi o Liceu Ludjero Lima, que lhe solicitou apoio para reforçar a sala de informática e o stock de materiais desportivos. O estabelecimento, segundo Neves, foi beneficiado com oferta de computadores portáteis e de mesa, redes e bolas de basquete e voleibol e uma estação para transportar os computadores entre as salas.
A par desta escola secundária, o emigrante beneficiou o Centro Irmãos Unidos com 2 computadores de mesa, 2 portáteis e 3 ipads. Um jardim infantil, prossegue, recebeu 7 ipads e uma escola de reforço do ensino contemplada com 10 portáteis.
“Em termos desportivos, consegui reunir desta vez quase 100 pares de botas de futebol, 50 bolas, caneleiras e vestuários”, especifica Luís Neves, que contou com o habitual apoio da Universidade de Charlote, onde trabalha. Parte do material foi ofertada a uma escola de futebol em S. Pedro, ao treinador de basquetebol Zé Baía, à equipa All Blacks e serão beneficiadas outras iniciativas desportivas do escalão de formação.
Amanhã, terça-feira, Luís Neves deve ir à Cidade do Porto Novo para fazer a entrega de bolas, botas, caneleiras e outros equipamentos. Esta ação, diz, é fruto de um projecto que está a desenvolver em parceria com Rotch, ligado ao clube Marítimo do Porto Novo, e que visa auxiliar uma escola do Tarrafal de Monte Trigo.
“Ficamos gratos com a oferta dos equipamentos, que vão ajudar estimular ainda mais os nossos atletas. Temos vários escalões e este gesto constitui um enorme incentivo para o nosso projecto”, reagiu o formador Zé Baía, após receber um lote de equipamentos.
Segundo Luís Neves, a recolha dos materiais nos Estados Unidos decorreu de forma tranquila e contou com o apoio da delegação do Instituto do Desporto e da Juventude em S. Vicente.
Luís Neves é um emigrante que tem estado sistematicamente a ajudar projectos sociais e desportivos em Cabo Verde, com particular incidência nas ilhas de S. Vicente e de Santo Antão. Todos os anos regressa à cidade do Mindelo com donativos que recebe nos Estados Unidos e que costumam incluir computadores portáteis e de mesa, ipads, projectores, materiais e equipamentos desportivos…