Pub.
Social
Tendência

Equipa médica chinesa efectua consultas gratuitas de especialidade a 100 crianças da Aldeia SOS – Mindelo

Pub.

Uma equipa médica chinesa, composta por 9 especialistas, vai efectuar consultas gratuitas a 100 crianças da Aldeia SOS – Mindelo e ainda a mais 25 adultos, ao longo do dia de hoje. Os beneficiários foram escolhidos a partir da base de dados da instituição social e os atendimentos serão realizados por médicos das áreas de ginecologia, obstetrícia, neurologia, cirurgia neurológica e medicina tradicional chinesa – acupuntura.

A líder da referida equipa salientou, no acto cerimonial realizado esta manhã no Centro Social da Aldeia SOS de S. Vicente, a honra de integrar essa iniciativa, a 14º consulta médica gratuita em Cabo Verde, que está associada ao programa Warm Children´s Hearts, criado pela Primeira-dama da China em parceria com a Organização das Primeiras-damas Africanas para o Desenvolvimento. Este atendimento, afiançou, marca os sessenta anos do envio de equipas médicas da China para países estrangeiros e os 40 anos da presença dos especialistas chineses em Cabo Verde.

Publicidade

Essa porta-voz salientou que desde setembro de 2022, a vigésima equipa médica chinesa realizou várias intervenções, incluindo mais de 10 mil consultas, internações, cirurgias, resgates e tratamentos de acupuntura no arquipélago. A par dessas ações no campo da saúde pública, enfatizou a oferta de materiais de primeira necessidade a crianças, assim como materiais escolares.

As consultas aparecem enquadradas no referido programa conjunto China-África em prol da saúde das crianças, que decidiu estender o abraço solidário a Cabo Verde, através do envolvimento da Primeira-dama Débora Carvalho. Esta manhã, a madrinha “com honra” das Aldeias SOS, elogiou esse gesto e endereçou agradecimentos especiais à Primeira-dama da China e ao Embaixador da China na Cidade da Praia, que esteve presente na cerimónia oficial, juntamente com a Secretária de Estados dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde.

Publicidade

“Ao trazer o programa de consultas médicas gratuitas a Cabo Verde, na minha perspectiva, está-se a conjugar um verbo que gosto muito: ´outrar´. Este verbo foi criado pelo conhecido escritor-poeta Fernando Pessoa e ele dizia que temos e devemos calçar o sapato do outro, colocarmo-nos no lugar do outro”, enfatizou Débora Carvalho numa mensagem endereçada em particular aos representantes diplomáticos da República da China. Segundo a Primeira-dama de Cabo Verde, ao receber o contacto da Embaixada da China, para saber da possibilidade de se trazer o programa para o arquipélago, pensou logo nos muitos afilhados da Aldeia SOS, instituição que, nas palavras dela, é também uma família e tem ajudado várias gerações. A encerrar a sua intervenção, Carvalho acrescentou um outro verbo que gostaria de ver aplicado em 2024: ´empartilhar´, ou seja, partilhar com empatia.

O embaixador chinês Xu Jie enalteceu, por seu lado, a importância desse acto ocorrer nas vésperas do novo ano chinês, um ano de prosperidade. Como é natural, relembrou o nível de cooperação entre China e Cabo Verde, que tem abrangido diversas áreas, como a construção de infraestruturas, formação de recursos humanos e missões médicas. O diplomata espera que as consultas realizadas hoje possam ajudar as crianças abrangidas a crescerem fortes e com saúde.

Publicidade

O acto foi testemunhado por Dionísio Pereira, director nacional das Aldeias SOS Cabo Verde, que agradeceu o empenho de Débora Carvalho pela sua entrega em prol das crianças desfavorecidas e por fazer parte da família SOS como madrinha da instituição.  

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo