Pub.
Social
Tendência

Embarcação de pesca “Melissa” encontrada à deriva, sem ocupantes

Pub.

Uma embarcação de pesca de nome “Melissa” foi encontrada à deriva, sem ninguém a bordo, informou o Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC). Este revela ter tido informações de que o barco, proveniente da ilha do Sal, tinha anteriormente dois pescadores a bordo.

De acordo com um comunicado emitido por este centro da Guarda Costeira, por volta das 13h17 do dia 4 de fevereiro recebeu uma informação da Delegação Marítima da Boa Vista, dando conta que uma embarcação de pesca de nome “Melissa”  estava à deriva e sem nenhuma tripulação. “Segundo informações de pescadores locais, a embarcação tinha anteriormente duas pessoas a bordo.”

Publicidade

A embarcação, diz, foi encontrada por quatro pescadores no canal entre Boa Vista e Sal sem nenhum ocupante, mas com o motor de popa em funcionamento. “O barco foi encontrado a aproximadamente 13 milhas náuticas do porto de Sal Rei, por volta das 10 horas do dia 4 de fevereiro, e tendo eles chegado ao porto por volta das 14 horas do mesmo dia.”

Imediatamente, prossegue a nota, o JRCC definiu uma área alargada de busca e o navio Metal Shark 02, que se encontrava no Porto de Palmeira foi colocado em stand-by. Foram ainda accionadas algumas embarcações de boca aberta que se encontravam na área para a missão de SAR (Salvamento).

Publicidade

Paralelamente, foi solicitado assistência ao MRCC Dakar (Maritime Rescue Coordination Center) para apoiar nas buscas com um meio aéreo. Foi disponibilizado um avião Falcon 50, que iniciou as buscas às 16h52 do dia 5 de fevereiro, que terminaram às 19h57, mas sem sucesso. No dia seguinte, o aparelho voltou a sobrevoar a área, novamente os pescadores não foram visualizados.

Foi ainda divulgado, via rádio, um aviso sobre o desaparecimento dos dois pescadores para todos os navios a navegar junto de Boa Vista e do Sal, para que tivessem especial atenção durante a navegação. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo