Escolha do EditorSocial
Tendência

EICM realiza mega feira do ensino técnico e da formação profissional

A Escola Técnica do Mindelo realiza na próxima terça-feira, 2 de maio, uma mega feira do ensino técnico e da formação profissional. Esta feira integra uma extensa programação da Semana da Via Técnica promovida por esta escola, que decorre de 26 de abril a 06 de maio e no quadro das celebrações do seu 67º aniversário. 

Será uma mega feira com portas abertas. É uma actividade que fizemos pela primeira vez há dois anos e que estamos a retomar agora. Convidados os encarregados de educação e toda a comunidade para virem aqui ver o que a EICV produtos. Todas as nossas oficinas e laboratórios estarem abertas, e expositores, no caso alguns parceiros, instituições de ensino superior, centros de formação, de entre outros ”, explicou o director deste estabelecimento de ensino, Donaciano Oliveira.

O propósito desta feira do ensino e da formação profissional, diz, é publicitar as actividades da escola e sensibilizar os alunos para o ensino técnico e formação profissional. “Neste momento, as nossas áreas de formação são Administração de Sistemas Informáticos e de Bases de Dados, Contabilidade e Administração, Eletrotecnia e Electrónica, Informática de Gestão, Construção Civil e Mecanotecnica. Mas temos também em carteira projectos de formação profissional, com curso”, detalha.

Sobre este particular, este gestor destaca as parceiras com o Centro de Emprego, com a Escola do Mar (EMAR), Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (Cermi) e com a empresa Avantec, sediada na cidade da Praia, todos com o objectivo de promover a formação profissional. “Nestes casos, disponibilizamos espaços equipados e formadores. E as coisas têm funcionado muito bem, inclusive neste momento estamos a equacionar estender esta parceria para o ministério da Educação, no sentido de criar um projecto para contemplar os alunos multi-repetentes. Está na forja”, acrescenta.     

No âmbito desta semana da via técnica, foram realizados nos dias 26 a 28, palestras e rodas de conversa com orientação vocacional e profissional e exposição. Está ainda prevista uma caminhada ecológica, seguida de um convívio no KM 6 e visitas de alunos de outras escolas. Para os dias 5 e 6, a EICM retribui participando nas feiras das profissões da E.S. Jorge Barbosa e do Liceu Ludgero Lima.

Pub.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo