Pub.
Social
Tendência

Covid-19 atrapalha as habituais festas de S. Silvestre no Mindelo

Pub.

Devido a situação epidémica atual, este ano os restaurantes U Sabor, Mindel Hotel e o grupo Canal FC decidiram cancelar a habitual festa de Reveillon, conforme apurou este jornal. Dos contactos feitos pelo Mindelinsite, apenas o restaurante Hotel Porto Grande informa que decidiu realizar um jantar para 200 pessoas na Esplanada Mindelo, com música ao vivo na voz do cantor Josimar Gançalves.

Como era de prever, a tendência aponta para um S. Silvestre “tranquilo”, sem a tradicional festa popular na Rua de Lisboa, antecidido da concentração na Avenida Marginal, onde normalmente os amigos se encontram para assistir ao fogo-de-artificio e dar o último mergulho do ano nessa praia. Na verdade, os mindelenses consideram que o quadro vivido na ilha e no resto de Cabo Verde este ano é impróprio para celebração.

Publicidade

“Este ano, quem conseguir escapar da Covid-19 e poder entrar em 2021 com saúde já pode dar-se por satisfeito”, considera Telma de Jesus, 40 anos de idade. Para ela, a pandemia veio colocar muita coisa no devido lugar e valorizar a importância do convívio social. “O ser humano é por natureza social, mas esse aspecto tem um carácter muito particular em Cabo Verde. Diria que somos muito mais chegados e fica-nos difícil viver confinados, sem poder ir para uma discoteca, um bar, festejar o Carnaval…”

Cientes do risco de propagação descontrolada da Covid-19 no dia 31 de Dezembro, as autoridades sanitárias desaconselham a aglomeração de pessoas. Em conversa anterior com o Mindelinsite, o Delegado de Saúde pediu mesmo o reforço da fiscalização da IGAE e da Polícia Nacional de modo a impedir a realização de festas particulares. Como enfatiza Elísio Silva, S. Vicente continua a registar casos de Covid-19 e precisa combater essa tendência. Aliás, S. Vicente é neste momento o concelho com mais doentes, com 54 activos.

Publicidade

Carlos Santos, 53 anos, adverte que muita gente está pensando que a chegada de 2021 vai representar uma trégua do coronavírus, mas lembra que uma nova estirpe já foi detectada na Europa, mais precisamente no Reino Unido. E as notícias indicam que começa a espalhar-se pelo velho continente. Esta semana, as autoridades portuguesas confirmaram a presença da nova estirpe na Madeira. O mesmo foi encontrado em viajantes provenientes do Reino Unido. “Temos de nos lembrar que o Governo está a tentar reabrir o turismo e que os ingleses costumam procurar as ilhas do Sal e da Boa Vista”, recorda essa fonte. Este enfatiza que há muita esperança nas vacinas, mas mesmo assim pede a máxima prudência aos cabo-verdianos.

Segundo a agência Inforpress, a Câmara Municipal de São Vicente vai assinalar a passagem do ano 2020 com um espectáculo online no restaurante Ponte d’Água com os artistas Cremilda Medina e Djodje. Esse órgão revela ainda que deverá haver fogo-de-artifício, mas que o local não foi revelado pela sua fonte.

Publicidade

Lidiane Sales/KzB

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo