Pub.
Escolha do EditorSocial
Tendência

CMSV anuncia criação de rua pedonal no centro da cidade e mindelenses aplaudem iniciativa

Pub.

Os mindelenses estão no geral a aplaudir a decisão da Câmara Municipal de S. Vicente de criar uma área pedonal no centro da cidade do Mindelo, envolvendo a Praça Nhô Roque e parte da rua Cristiano Sena Barcelos. Um trecho com ligação à Avenida Marginal e que integra vários centros comerciais, que oferecem serviços de bar e restauração e venda de roupas e calçados.

Segundo a edilidade, essa iniciativa faz parte do projecto Cidade Familiar Pedonal, cujo principal objectivo passa pela criação desse espaço de oferta turística, lazer e cultura. Em nota publicada no Facebook, a CMSV afirma que quer uma cidade cultural mais saudável e criativa, um centro urbano cada vez mais dinâmico e promotor do desenvolvimento local sustentável.

Publicidade

“O melhoramento da cidade nos mais diversos domínios implica, cada vez mais, a implementação de ações que resultam de uma participação ativa, entre outros, do setor privado e da sociedade civil. Neste contexto, estamos cientes da importância que se reveste o desenvolvimento de parcerias público-privadas, sendo o ‘Projeto Cidade Familiar Pedonal’ um bom exemplo”, expõe a autarquia.

A CMSV enfatiza que, com o projeto Cidade Familiar, os cidadãos e os visitantes encontrarão um local de lazer e cultura no centro da cidade, as instituições terão o mérito de qualificar Mindelo de forma visível e os artesãos convidados a oportunidade de propor ao público as suas criações. Além disso, os promotores irão beneficiar da atratividade da área onde estão os seus estabelecimentos, enquanto Mindelo, conforme a edilidade, ganhará mais um sítio aprazível, um marco para os visitantes.

Publicidade

O Município, diz a publicação, estará a implementar um projeto que se enquadra nos desígnios do movimento das cidades saudáveis em Cabo Verde, inspirado na carta de Ottawa para a promoção da saúde. Acresce que o mesmo foi apresentado no Fórum São Vicente 2035, merecendo a anuência dos participantes, e visa, acima de tudo, dotar Mindelo de um espaço harmonioso e aprazível, palco do desenvolvimento de diversas atividades ligadas à gastronomia, música, brincadeiras lúdicas para crianças, exposição e venda de artesanato. Tudo isso “devidamente equacionado”, de modo a salvaguardar a tranquilidade e bem-estar das pessoas que vivem nas proximidades.

No Facebook, esta iniciativa despertou a curiosidade de várias pessoas. No geral estão a aplaudir a iniciativa, essa parceria público-privado. Segundo o internauta Pedro Medina, costuma-se criticar quando as ideias são más, mas deve-se aplaudir quando são positivas. “A Câmara de S. Vicente podia às vezes nos ouvir mais e provavelmente estaríamos a conviver num Soncent mais harmonioso”, frisou esse cidadão.

Publicidade

Stephanie Horta exclamou a sua satisfação com uma “aleluiiiaaa … uma ideia inovadora que vai dar outro sentido na cidade do Mindelo durante todo o ano.”

Já Pedro Silva aproveitou a oportunidade para pedir a devolução, sem qualquer constrangimento de tempo, a via que liga Praça Nova e a Avenida Marginal e que está privatizada pelo Mindel Hotel. Para ele, com imaginação e algum investimento em segurança, o próprio estabelecimento poderia beneficiar com uma maior visibilidade do seu espaço.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo