A cidade do Mindelo vai ganhar um centro de aprendizagem a partir do dia 1 de Fevereiro, vocacionado para o ensino da língua inglesa, matemática, informática e educação artística. Segundo a professora Lizane Soares, a Myrtle Actividades Educativas é destinada a crianças e adultos e pode aceitar alunos do primeiro ao décimo segundo ano de escolaridade. Estes poderão receber um reforço/explicação das matérias escolares.
“Com a pandemia, as aulas públicas passaram a ser de duas horas presenciais. Os alunos podem precisar de um maior seguimento, pelo que o nosso centro estará preparado para reforçar os conteúdos escolares”, explica Lizane Soares.
O centro vai começar a laborar com três professores. No entanto, a expectativa dos mentores é que possa crescer e contratar mais docentes e até diversificar as áreas formativas. “Vamos iniciar num espaço na rua Eduardo Mondlane com quatro salas, uma delas destinada ao ensino das bases da informática”, explica a citada fonte.
Lizane Soares acredita que o projecto vai preencher o seu espaço próprio, ser mais uma oferta no domínio do ensino. Como explica, a ideia de se abrir esse centro – que tem ainda como sócios Noble Ezerah e o casal Luis Neves e Terza Lima – surgiu em 2019, quando ela e Ezerah resolveram fazer um campo de férias de verão para crianças durante um mês.
A iniciativa, diz, teve sucesso e quiseram repetir em 2020, mas foram impedidos pela chegada da pandemia da Covid-19. “Nesse campo fizemos muitas coisas interessantes, como aulas de inglês e matematica, música e teatro. As crianças ficavam um dia connosco, das oito da manha às quatro da tarde”, recorda Lizane, Farmacêutica Clínica, mas que se enveredou pela área do ensino do inglês.
Essa experiência permitiram-lhes perceber que os pais precisam muitas vezes de ocupar os filhos em actividades lúdicas interessantes. Agora, o projecto cresceu e foi transformado num centro de aprendizagem, com a perspectiva de se tornar mais tarde numa escola capaz de auxiliar o sistema do ensino em Cabo Verde