Pub.
Social
Tendência

Cancelamentos de viagens marítimas atormentam três jovens retidos no Sal e em S. Nicolau

Os navios Dona Tututa, Kriola e Liberdadi estão na doca da Cabnave.

Pub.

A incerteza das viagens marítimas entre as ilhas continua a atormentar passageiros que compraram passagens na CV Interilhas e na Agência Polar. O Mindelinsite foi abordado por três jovens que, segundo contam, estão retidos nas ilhas do Sal e de S. Nicolau à espera de um navio para chegarem à cidade portuária do Mindelo. As viagens já foram adiadas duas vezes.

Márcio Monteiro e Daisy Daiane, que estão no Sal desde o dia 22 de março, contavam apanhar o barco de regresso à ilha de S. Vicente no dia 4 de abril. Quando Márcio estava prestes a seguir para o Porto da Palmeira recebeu uma mensagem da CVI informando que a viagem foi adiada para o dia 8. Já Daiane estava no cais e teve que fazer inversão de marcha.

Publicidade

Embora chateados com a notícia, tiveram que engolir em seco e ficar à espera do dia 8. Só que voltaram a ser informados que a ligação, que deve ser feita pelo navio Praia d’Aguada, foi suspensa mais uma vez e passou agora para 10 de abril.  “E vamos lá ver se será desta vez”, comenta Márcio Monteiro.

Passar mais uma semana na ilha do Sal aumentou os custos para Márcio e Daisy, apesar de estarem em casas de amigos. Mas sabem que precisam colaborar. Além das despesas extras, que não são ressarcidas pela companhia CVI, um outro receio ronda Daisy Daiane: o risco de perder as aulas na próxima segunda-feira. Sabe que, se o barco sair amanhã, dia 10, só chegará ao Porto Grande do Mindelo na terça-feira porque vai passar antes por S. Nicolau.

Publicidade

Retida na ilha de S. Nicolau, Adalgisa Freitas sabe que corre também o risco de perder aulas. Mas isso é o menos. Esta jovem de 24 anos, mãe de dois menores, está preocupada é com o estado de saúde do filhote mais novo. “Ele tem 2 anos, tem estado doente e sequer encontramos um médico no serviço de urgência”, revela. Preocupada, esta mãe quer regressar o quanto antes à ilha de S. Vicente para ver o que anda a afectar o seu filho.

Adalgisa Freitas foi passar as férias da Páscoa e viajou no navio Interilhas, da agência Polar. Deveria regressar à cidade do Mindelo numa viagem marcada para ontem, dia 8. A deslocação foi, entretanto, cancelada. A solução foi comprar outro bilhete para viajar no navio Praia d’Aguada, que deverá chegar à terra do Chiquinho vindo da ilha do Sal no dia 10 de abril. Contas que parecem mais apostas em totoloto. Esta situação parece ser fruto da avaria dos navios Dona Tututa e Interilhas, agenciados pelas companhias CVI e Polar, como revelou o jornal Mindelinsite.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo