Benvindo Leston assumiu ontem formalmente o cargo de presidente do Conselho da Cruz Vermelha de S. Vicente e elegeu a terceira idade como o principal desafio do seu mandato de quatro anos. Leston, que chefiou a instituição em comissão de serviço, foi eleito há duas semanas e tomou posse ontem. Segundo a agência Inforpress, assegurou que o seu foco será fundamentalmente enfrentar o “grave problema” dos idosos na ilha de S. Vicente.
Durante o acto solene comprometeu-se em visitar os lares desse grupo etário todos os fins-de-semana para conversar com os idosos, em particular os que sofrem da diabetes e hipertensão.
Outro grupo que irá merecer especial atenção são as crianças. O plano passa pelo acompanhamento dos estudantes que benefiam de kits escolares. Benvindo Leston acrescentou que pretende dar início às suas funções já de seguida com eventos relacionados com outubro, mês do cancro da mama, a começar por uma caminhada.
A tomada de posse aconteceu na presença do presidente da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que deposita boas expectativas no desempenho da equipa liderada por Leston, pela sua composição e perfil dos seus integrantes. , Arlindo de Carvalho disse esperar que o grupo esteja em condições de realizar as grandes decisões da governança nacional, mas, também as decisões, deliberações, projectos e programas do movimento internacional da Cruz Vermelha. E enfatizou que a Cruz Vermelha terá de trabalhar de forma mais eficaz com as autoridades locais, parceiros e, sobretudo, com quem mais precisa.
Como representante da Câmara Municipal de São Vicente, o vereador José Carlos da Luz disse, por seu lado, que a edilidade e a Cruz Vermelha têm de estar juntas para ajudarem os mais precisados, cujo número tem aumentado devido a “crise” por que passa a ilha e o mundo.