Construir uma praceta na Casa Nova para as crianças da ilha de Madeira. Este é o mais novo projecto da Associação Recreativa e Comunitária Crianças d’Soncent (ARCS), em parceria com o Centro SOS, no quadro programa de Reforço Familiar – Melhorando a situação das crianças de São Vicente.
De acordo com o presidente da ARCS, Ronaldo “Ron” Santos, o projeto foi elaborado pelo gabinete de arquitetura Mirror e prevê uma a construção de uma área para a prática de desporto, bancos de betão e de madeira, canteiros e pavimento de betão. “Trata-se de um projecto para a construção de uma praceta ao lado da Casa Nova, na Ilha de Madeira. Neste momento estamos a tentar mobilizar financiamento para podermos avançar com os trabalhos.”
O projeto, diz Ron, já foi entregue à CMSV para avaliação e aprovação. “Solicitamos uma autorização para realizar a obra, que foi despachada. O nosso propósito é contar a história do grande incêndio na Ilha de Madeira, em 1982, e que foi eternizado por Manuel d’ Novas e agora através de desenhos”, explicou o presidente desta ongs, que destaca as pinturas recriando o famoso incêndio e que vão adornar toda a praceta.
Será um espaço dedicado às crianças no bairro. A ideia partiu do presidente da ARCS e de um amigo, em parceria com a Aldeia SOS, dentro do programa de Reforço Familiar. “Não se trata de um projeto com um custo elevado, mas acredito que terá um impacto enorme na comunidade.”
A expectativa é que as obras arranquem ainda no final deste mês de junho. Para isso, os promotores pretendem iniciar de imediato os contactos com algumas empresas e potenciais financiadores. “Esperamos conseguir os apoios e as parcerias necessarias para avançar com este parque, que vai acolher as nossas crianças da nossa comunidade,” concluiu.