O 3º Campo-Escola do Corpo de Escutismo Católico de Cabo Verde, que ocorre de 2 a 9 de agosto na Ribeira de Vinha em São Vicente, está orçado em cinco mil contos e deverá trazer à cidade do Mindelo cerca de 300 participantes. Neste momento, 141 participantes já estão na ilha, informou hoje a presidente do Corpo de Escutismo Católico, Maria José Alfama.
Esta garantiu que, até o momento, estão a gerir com 2100 contos, proveniente do pagamento dos campistas que vão participar no 3º Campo-Escola, actividade que promove o espírito de descoberta, da criatividade, da responsabilidade, mas também desenvolve a consciência cívica e o espírito empreendedor. Mas aguardam a contribuição dos parceiros.
“Temos previsto uma campanha de sensibilização para a vacinação contra Covid-19. Iremos abordar ainda temas que nos são muito caro. Caso do álcool e também a proteção da criança e do adolescente. O Corpo de Escutismo é amiga da criança e do adolescente e também fazemos parte de um leque de parceiros do programa Menos álcool, mais vida”.
Algumas das actividades serão abertas ao público, nomeadamente as conferencias, uma serenata e o festival de talentos, este onde os escuteiros irão exibir os seus dotes, na Praça Nova, no dia 08 de agosto. Antes, no dia 7, vão sair à rua cantando e convidando as pessoas a cantar. Serão criados quatro grupos diferentes por forma a evitar aglomeração. Vão cantar mornas e coladeiras, mas também músicas próprias dos escuteiros.
“O Campo-Escola vai estar organizado em 4 subcampos, conforme as secções, para evitar aglomeração. Temos um plano de contingência e o regulamento do campo, que estão devidamente validados pelas entidades da saúde”, acrescenta Zezinha Alfama, que desta ainda as várias temáticas que vão ser abordados, desde o projecto educativo, da convivência, da efetividade, que considera fundamental animar-se e animar os outros.
Lidiane Sales