Pub.
MundoSem categoria
Tendência

Sam Bankman-Fried, cofundador da plataforma de criptomoedas FTX, condenado a 25 anos de prisão por fraude e lavagem de dinheiro

Pub.

Sam Bankman-Fried, cofundador da plataforma de criptomoedas FTX, foi hoje condenado a 25 anos de cadeia por sete crimes de fraude e lavagem de dinheiro. Sobre o empresário pendia a ameaça de passar entre 40 a 50 anos na prisão, pena recomendada pelos procuradores federais dos Estados Unidos. Por seu lado, a defesa pedia uma sentença não superior a seis anos e meio de penitenciária para Bankman-Fried, detido em dezembro de 2022, indiciado pela justiça norte-americana de sete acusações de fraude e lavagem de dinheiro.

Pesou ainda sobre o ex-bilionário acusação de desvio de 8 biliões de dólares de clientes da FTX para outros fins. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla inglesa) alegou que o empresário organizou um esquema fraudulento ao longo de anos para ocultar aos investidores da FTX o desvio de fundos de clientes para a Alameda Research.

Publicidade

Responsável pela sentença, o juiz Lewis Kaplan disse que o ex-bilionário agiu “com ambição” e “sem remorso”, movido por um desejo de ser politicamente influente, apesar de ter se apresentado como “mocinho” da indústria.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo