As potencialidades turísticas de Cabo Verde foram apresentadas na Alemanha e Portugal, em duas das maiores feiras internacionais do sector, segundo nota remetida ao Mindelinsite pelo ITCV. Conforme este instituto, marcou presença na ITB – Berlim e na BTL, em Lisboa, iniciativa que se seguiram à participação na FITUR, em Madrid – Espanha, esta no final do mês de janeiro. Estas presenças, acrescenta, estão inseridas na nova estratégia do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) de promoção dos vários destinos e das experiências que cada ilha proporciona e que o arquipélago pode oferecer como um todo aos diferentes mercados internacionais.
“A nossa participação teve também objetivos específicos associados, que passam pela
identificação e conversão de novos de perfis de turísticas para as várias ofertas e produtos
turísticos de Cabo Verde, bem como o aumento do fluxo de turistas com vista a superar os
registos anteriores à pandemia, já em 2023”, acrescenta. Segundo o ITCV, enquanto estão a ser ainda apurado o número de visitantes e de profissionais que passaram pela ITB – Berlim e BTL – Lisboa, os dados oficiais revelam a presença de 220 mil visitantes nos stands da FITUR, em Espanha.
À margem da participação do ITCV nesses eventos internacionais, o instituto assinou um protocolo de cooperação com a agência Soltour, operador turístico espanhol, visando iniciar operações pela primeira vez em Cabo Verde a partir de junho deste ano. Foi ainda rubricado um acordo com Booking.com, “considerando também as redes de distribuição e o apoio às pequenas e médias empresas como um dos focos de intervenção do ITCV”.
Esta instituição avança que, para dar suporte ao novo enquadramento estratégico e a participação nos referidos certames, criou no dia 15 de fevereiro os seus novos canais digitais “Visit Cabo Verde” no Facebook, Instagram e Linkedin. Estas plataformas, acrescenta, são neste momento os pilares undamentais de comunicação do ITCV com os operadores e público a nível nacional e internacional.