Pub.
Sem categoria
Tendência

Lei da nacionalidade: Serão portugueses à nascença filhos de imigrantes que residam em Portugal há um ano

Pub.

O Presidente da República de Portugal promulgou a nova lei da nacionalidade que permite os filhos de imigrantes que residam em Portugal há pelo menos um ano terem nacionalidade portuguesa à nascença,  mesmo que ilegalmente, ou então que tenham um dos progenitores a residir legalmente no território português, independentemente do tempo. 

Marcelo Rebelo de Sousa tinha devolvido em Agosto passado à Assembleia da República o decreto com as alterações à lei da nacionalidade, mas as razões invocadas não estava relacionadas com esta regra, considerada a principal desta revisão. O Presidente da República vetara o diploma porque considerou que havia uma discriminação noutra parte do texto, que foi depois corrigido pelos partidos no Parlamento.

Publicidade

Entre outras alterações à lei, o texto estipulava que podiam pedir a nacionalidade portuguesa por naturalização os cidadãos estrangeiros que fossem casados ou vivessem em união de factos com portugueses e que tivessem filhos em comum com nacionalidade portuguesa.

Actualmente, o acesso de estrangeiros à naturalização por casamento ou união de facto é permitido a quem tenha uma relação há pelo menos três anos, mas é preciso fazer prova. A nova regra, que tinha em conta a existência de filhos, previa que esses casais dispensassem a prova da duração da relação.

Publicidade

Marcelo pediu ao Parlamento que corrigisse aquilo que considerava “politicamente injusto” porque desfavorecia alguns casais.

C/ Publico.pt

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo