Uma equipa médica norte-americana realizou 36 cirurgias de oftalmologia no hospital de S. Vicente durante uma semana, no âmbito de uma cooperação entre o estabelecimento de saúde pública e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O trabalho foi acompanhado por especialistas do HBS e do Hospital Agostinho Neto, além de estudantes da Uni-Mindelo, que puderam fazer uma formação em exercício e aumentar os seus níveis de conhecimento.
Yosleivi Péres, directora do serviço de Oftalmologia do HBS, reconhece o incremento da capacidade técnica no hospital e a disponibilidade de alguns equipamentos para essa especialidade, mas frisa que é preciso melhorar as condições para um tratamento adequado dos casos. “Não vamos começar a tratar os casos. Temos alguns equipamentos, mas precisamos de mais pessoal técnico para abarcarmos todos os campos. Temos a parte da avaliação do pacientes antes de sabermos se ele precisa de uma cirurgia”, ilustra Péres, que perspectiva um salto qualitativo se a equipa médica norte-americana regressar a Cabo Verde no próximo ano.
Esta viagem está nos planos dos médicos norte-americanos, conforme o especialista Blaik Sausett. Este cirurgião mostrou-se feliz em integrar a equipa que realizou as cirurgias no HBS e prometeu que irão regressar com outros materiais.
De um grupo de 110 pacientes, 36 foram submetidos a operações, mas Yosleivi Péres diz esperar que o número de beneficiários venha a ser maior na próxima oportunidade.