Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Projecto do CNAD concorre ao prémio “Obra do ano 2023” da ArchDaily Brasil

O Centro Nacional de Arte e Design, projecto da Ramos Castellano Arquitetos inaugurado em 2022, disputa o troféu de “Obra do ano 2023”, no quadro da 7ª edição da ArchDaily Brasil, que premeia os projectos de arquitetura mais relevantes do ano. Durante três semanas o público está convidado a votar em centenas de projectos dos países lusófonos, dos quais 15 avançam para uma segunda fase. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de abril.

De acordo com a ArchDaily Brasil, revista especializada em arquitetura, concorrem ao prémio projectos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor-Leste. De um universo de centenas de obras publicadas no ano passado, refere a nota, os leitores escolherão os seus favoritos, dos quais os 15 mais relevantes passarão à segunda etapa. 

Publicidade

Na segunda fase, cuja votação vai estar aberta entre 23 de março e 3 de abril, os interessados poderão votar novamente na sua obra preferida entre os 15 escolhidos. Os subscritores do site Archdaily poderão votar mais de uma vez, porém é permitido apenas um voto por dia. A divulgação das obras vencedoras será no dia 4 de abril, sendo que serão entregues prémios para o primeiro, segundo e terceiro colocados, de acordo com o número total de votos conseguidos. 

O projecto do CNAD, refira-se, apresenta uma visão renovada sobre a arte e a cultura cabo-verdiana, homenageando um material muito utilizado nas preferidas de São Vicente e de Cabo Verde, o tambor. As cores escondem uma partitura musical do multi-instrumentalista Vasco Martins, que homenageia as tradições musicais das ilhas e transmite uma alegria visual musical para a Praça Amilcar Cabral, o centro nevrálgico da cidade.  A energia do edifício é fornecida por painéis foto-voltaicos 

Publicidade

O Prémio Obra do Ano de 2023, acrescenta, é oferecido pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos de cozinha e banheiros. Em 2022, o projecto Outros Bairros, reabilitação urbana de Alto de Bomba arrebatou o 1º  lugar no referido concurso.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo