Irlandeses por todo o mundo celebram hoje, dia 17, o St. Patrick’s Day, um dos eventos mais populares da Irlanda. Segundo o empresário Tom Sheehy, a data é festejada no país e pela grande diáspora irlandesa espalhada pelo globo, com celebrações que variam de grandes desfiles à ornamentação artística de monumentos emblemáticos. Alguns são pintados com a luz verde durante o dia, como já aconteceu com a Torre Eifel, a Muralha da China e outros monumentos.
“Os irlandeses têm fortes raízes nos Estados Unidos, onde residiram e residem conterrâneo muito famosos como JF Kennedy, Henry Ford, Joe Biden…”, frisa Sheehy, que não tem deixado o mais famoso feriado irlandês passar despercebido em S. Vicente. O dia é celebrado no espaço Simpático, aberto no centro da cidade do Mindelo, com música, pratos e bebidas típicas da Irlanda.
“Esta celebração vem crescendo a cada ano. Em 2018 foi filmada por uma equipa de uma televisão holandesa”, salienta o empresário. A festa foi cancelada em 2020 e ’21 devido a pandemia e regressa agora num ambiente mais propício ao convívio. Conforme a programação, a partir das 18 horas acontece o ponto alto com música ao vivo com uma variedade de artistas locais e irlandeses, actuação que deverá terminar pelas 22 horas. Mas o bar oferece pratos e bebidas típicas pelo café e almoço.
Esta é uma forma de Cabo Verde associar-se aos irlandeses espalhados pelo mundo. Na Irlanda, cidades estarão enfeitadas de verde e com um dos símbolos usados por St. Patrick – o trevo de três folhas, que representa a santíssima trindade católica: pai, filho e espírito santo.