Opinião
Tendência

“Simabô” abre Cantinho de Adopção

Por: Simabô

Durante todos estes anos, a SIMABÔ procurou promover a adoção, tendo entregue centenas de animais a novos donos. Contudo, este trabalho nem sempre resultou em adoções responsáveis, havendo sido registados dezenas de animais abandonados, devolvidos, fugidos, mortos, atropelados e até doentes dentro de pouco tempo após a adoção.

Por esta razão, e depois de muitos anos de trabalho de sensibilização na nossa Clínica, nas redes sociais e nas escolas, a SIMABÔ sente que é imperativo potenciar este pilar da sua atividade. Nos últimos meses, tem intensificado os seus esforços para a promoção e concretização de adoções responsáveis e está agora muito contente por anunciar o próximo passo: a abertura do Cantinho da Adoção! Este espaço, que ficará na Clínica em Chã de Alecrim, pretende sensibilizar todos os potenciais adotantes para os requisitos de uma adoção responsável e, ainda, dar a conhecer os animais que estão à espera de um novo lar!

Para conseguir fazer este trabalho de sensibilização junto dos adotantes ou potenciais adotantes com a intensidade desejada será fundamental encontrar voluntários que nos ajudem na implementação deste projeto. Os primeiros voluntários que contribuíram de forma essencial foram a professora Abigail Ferreira, que desenvolveu esta ideia de existir um espaço dedicado às adoções, e a street artist Gilda Barros, que decorou o espaço com toda a sua criatividade! Agradecemos a ambas o seu empenho.

Agora, para dar continuidade a este trabalho, vimos por este meio convidar todos os que queiram ser voluntários para nos ajudar nesta missão de sensibilização e acompanhamento nos horários de funcionamento da nossa Clínica em Chã de Alecrim.

Para além deste Cantinho, o projeto inclui a publicação de um mapa online dos animais adotados e a criação de uma rede de “responsáveis de zona” com a função de suportar os adotantes e de identificar os animais abandonados ou doentes na própria zona. As candidaturas para esta função estão abertas a todas as pessoas que têm vontade de apoiar, no seu tempo livre, a adoção responsável na própria zona, ou seja, perto de casa e sem necessidade de se deslocar para um lugar longe em horários fixos. Às vezes uma chamada é suficiente para salvar uma vida!

Podem estar a perguntar, para quê tanto trabalho, não seria mais fácil simplesmente entregar os animais às pessoas interessadas? Claro que não! Adotar um cão ou um gato é um ato de grande responsabilidade e implica preparação. É um compromisso que deve ser tomado por toda a família e para a vida toda do animal. Na SIMABÔ queremos educar para a adoção responsável e entregar os animais apenas àqueles que se mostrem verdadeiramente comprometidos com a sua qualidade de vida e o seu bem-estar no longo prazo.

Queremos muito motivar e envolver a população para a adoção dos nossos amiguinhos de quatro patas. Adotar traz felicidade ao ceio de uma família, salva vidas da rua, ajuda no combate ao stress e à ansiedade e traz à nossa vida uma fonte de amor inesgotável.

Venham conhecer o nossos Cantinho da Adoção! A inauguração será na Quarta Feira, dia 8 de Setembro, pelas 18h na nossa Clínica em Chã de Alecrim.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo