Pub.
Opinião
Tendência

O escambo político no seu esplendor e a repugância que nos intima!

Pub.

Por: Américo Medina

No caldo político em que vivemos hoje em Cabo Verde estão-se fermentando ingredientes com um potencial de nos arruinar definitivamente, de disseminar ondas de frustração, insatisfação, cólera e desespero altamente ameaçadores, decididamente chocantes, uns autênticos petardos sociopolíticos!

Publicidade

Com o recente escândalo envolvendo o Ministro das Finanças (em qualquer democracia seria um terramoto político com o MP algemando pessoas) ficou evidente aquilo que já era percepção de muitos e que muitos estariam cochichando nos botecos: a existência de vespeiros e fenômenos subterrâneos acontecendo nas instituições que devem ser desarticulados e expostos imediatamente pelas autoridades competentes, pela ameaça que constituem à sustentabilidade da paz social e estabilidade política almejadas e fulcrais para a Nação!

As instituições estão em crise, a serem corroídas nos seus alicerces, a democracia a ser atacada a cada dia de forma frontal e abjeta, o sistema institucional de freios e contrapesos ao exercício do poder vai nú, num evidente processo de erosão, degradação, desresponsabilização subtil e calculada que contamina a todos e ao mais alto nível de responsabilidades deste país!

Publicidade

É o descrédito total da parte dos cidadãos, naquilo que mais parece uma derrapagem irremediável para que muitos ganhos sejam revertidos (alguns já estão sendo) de forma drástica com consequências nefastas e irremediáveis nas nossas vidas!

Tenebroso que o BCV esteja a ser conduzido por um gestor com esse perfil de “rigor” que emana dos dados vindos a público; que um PR se refira à tragédia de Serra de Malagueta da forma como o fez (como se de um Chefe da Casa Civil se tratasse) e que fosse o seu Chefe da Casa Civil a falar como se de um PR se tratasse, ou seja com a abrangência, profundidade e acutilância requerida pelo drama; que o PCA da ESRI (autoridade reguladora da saúde pública) se justifique da forma miserável e “cândida” como se justificou da sua inação na clarificação das oito crianças falecidas (pasmem 08 mortes) no HBS…, e que tudo isso se passe (a Novela “Concessão CVI & Sabotagens” merece um tratamento especial) e deêm em nada, em nada mesmo !

Publicidade

A sensação é de que estamos todos fazendo fantásticos exercícios de natação em terríveis águas de bacalhau…!

O país está doente, terrivelmente doente!

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo