Pub.
Mundo
Tendência

Zelensky admite cessar-fogo se for permitida entrada na NATO dos territórios da Ucrânia não ocupados pela Rússia

Pub.

Depois de 1009 dias de guerra, Volodymyr Zelensky falou pela primeira vez sobre um potencial acordo de cessar-fogo com a Rússia. Em entrevista à Sky News, o presidente ucraniano disse que a Ucrânia estaria disposta a aceitar uma trégua se os territórios não ocupados por Moscovo passassem a ficar “sob a proteção da NATO”, o que, no entendimento de Zelensky, iria permitir-lhe negociar a devolução dos territórios ocupados futuramente de “maneira diplomática”.

Questionado à ideia que tem vindo a ser noticiada de que Donald Trump tenciona acabar com a guerra cedendo territórios ucranianos ocupados ao Kremlin, Zelensky respondeu que a adesão à NATO para os territórios não ocupados teria de ser a moeda de troca e iria colocar um ponto final na “fase quente da guerra”, alertando que o convite da NATO terá de reconhecer internacionalmente as fronteiras da Ucrânia.

Publicidade

C/Cnn.pt

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo