Mundo
Tendência

Vacina da Pfizer contra a variante Ómicron pronta em março

A farmacêutica norte-americana Pfizer espera ter em março uma nova vacina contra a Covid-19, produzida com o intuito de melhorar a proteção contra a variante Ómicron. O CEO da Pfizer, Albert Bourla, explicou que ainda não está claro se esse novo imunizante será necessário, mas disse que a sua empresa já está a começar a fabricar as primeiras doses porque alguns países querem tê-las o mais rápido possível.

“Temos a esperança de alcançar algo que ofereça uma proteção muito melhor, particularmente contra infeções, porque a proteção contra hospitalizações e doenças graves é razoável com as vacinas atuais, desde que tenha sido administrada uma terceira dose”, afirmou o responsável ao canal televisivo CNBC.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês), entretanto, anunciou esta segunda-feira que está a avaliar o pedido da farmacêutica Pfizer para a comercialização do medicamento Paxlovid, destinado a casos leves e moderados de covid-19.

Segundo a EMA, a avaliação vai incidir sobre os riscos e benefícios deste medicamento para casos leves ou moderados de covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos e que apresentem um significativo risco de agravamento da doença.

Recorde-se, entretanto, que foi descoberta no Chipre uma nova variante de Covid-19, que combina caraterísticas da Delta e Ómicron, e que foi baptizado com o código Deltacron.

C/Dn.pt

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo