Os mineiros que estão envolvidos no resgate de Julen, a criança de dois que caiu num buraco estreito e com 110 metros de profundidade, deverão chegar ao menino nas próximas horas depois de terem construído um túnel de acesso. Conforme o jornal Expresso.pt, termina essa árdua e lenta tarefa, os elementos da Brigada de Salvamento de Hunosa pretendem chegar ao poço onde Julen se encontra nas primeiras horas de hoje, terça-feira.
O engenheiro responsável pelos trabalhos de escavação do túnel confirmou na noite desta segunda-feira que os trabalhos estão concluídos. Em conferência de imprensa, Ángel García Vidal explicou as dificuldades em perfurar um buraco vertical paralelo ao poço e revelou que avançaram em média 1,1 metros por hora. O lugar dos trabalhos, diz, “é complexo geologicamente”, pelo que se mostra satisfeito pela missão estar encaminhada, embora lamente o tempo demorado, pois foram precisas 55 horas a escavar. “Foi um trabalho de dificuldade extraordinária.”
A seguir serão preparados o invólucro do túnel e o seu envase, operações que, segundo os técnicos, podem variar entre sete e nove horas. Estes trabalhos serão realizados de acordo com os critérios estabelecidos pela brigada de resgate de mineração, deslocada das Astúrias.
Uma vez concluída toda esta tarefa, outros mineiros começarão a escavar de forma manual uma galeria horizontal de quatro metros para ligar ao poço onde está o menino Julen. “Estamos a trabalhar no limiar da segurança”, revelou esta noite García Vidal, que relatou a emoção dos vários elementos envolvidos no momento em que a perfuração foi concluída. “Estamos mais perto.”
As zonas de rochas de extrema dureza que os técnicos estão a encontrar em Totalán atrasaram o plano traçado, no oitavo dia de trabalhos, já que inicialmente se esperava que fosse possível terminar a perfuração vertical hoje de manhã. Contudo, faltavam ainda oito metros para terminar quando começou a amanhecer.
A partir daí, será necessário canalizar o túnel para o proteger de eventuais cedências de terreno. Esta proteção é necessária para que os mineiros da Brigada de Salvação deslocada das Astúrias possam descer numa espécie de gaiola para continuar a escavar à mão um túnel horizontal de acesso à área onde se acredita que pode estar a criança, desde o dia 13 de Janeiro.
Os trabalhos para a criação de uma galeria horizontal iniciam na terça-feira de manhã, às 12h00 locais. A velocidade a que avançará este trabalho dependerá do material que encontrarem as equipas, mas, dada a experiência em trabalhos semelhantes, os técnicos anunciaram que a tarefa poderia estender-se por mais 24 horas.
Julen, um menino de dois anos, caiu num poço com 110 metros de profundidade e cerca de 30 centímetros de largura, em Málaga, no domingo, 13 de Janeiro. Desde esse dia que os bombeiros e mineiros estão a tentar retira-lo do local. A solução foi escavar um túnel paralelo, que já está pronto. Agora falta chegar ao menino.
C/Expresso.pt
Muito triste ? eu desde domingo 13 tou seguindo essa aflição só peço a Deus ? para protege lá só o milagre para Mater viva triste de parti meu coração