O rapper Ben Chijioke, conhecido como Ty, perdeu a luta contra a Covid-19, anunciou o jornal The Guardian. O artista morreu na última quinta-feira, aos 47 anos, após um mês em internamento nos Cuidados Intensivos, em coma induzido. A doença foi contraída no final de março.
Um dos nomes do hip hop feito no Reino Unido chegou a apresentar melhorias nas últimas semanas e saiu da unidade reservada aos pacientes mais graves, revelando-se esperançado na cura. Viu milhares de fãs, amigos e família promoverem uma angariação de fundos para o ajudar.
Mas o gesto solidário acabou por ser inútil. Ty a perder a luta contra o novo coronavírus, depois de o seu estado de saúde se ter agravado nos últimos dias, devido a uma pneumonia.
Filho de uma família nigeriana emigrada no Reino Unido, chegou a ver o seu trabalho distinguido com a nomeação do álbum “Upwards” a um Mercury Prize, em 2004, que perdeu para a banda Franz Ferdinand. Ajudou a criar o projecto criativo ligado ao hip hop, Ghetto Grammar.
Trabalhou com artistas como Roots Manuva, Tony Allen e Zion. Conhecido por sua força e perspicácia, não conseguiu derrotar o novo coronavirus.