Pub.
Mundo
Tendência

Mulher multada por juiz em Montenegro por usar artes marciais e nocautear homem que a tentava violar

A punição gerou uma revolta social tendo milhares de mulheres saído às ruas, enquanto o Primeiro-ministro do país mostrou-se solidário com a jovem.

Pub.

Em Montenegro, um país dos Balcãs, uma mulher que usou os seus conhecimentos de artes marciais para nocautear um homem que a tentava violar foi multada por um tribunal. O juiz entendeu que a jovem Milica Živković, 25 anos, ultrapassou a “necessidade de legítima defesa’ contra o seu agressor, um homem da Turquia.

Publicidade

A vítima estava voltando para casa com um amigo, depois de uma noitada, quando percebeu que um homem os seguia. Ele tentou falar com eles, mas os dois ignoraram seus avanços. Porém, o agressor decidiu partir para ação e agarrou a jovem pelo queixo e a sua parte íntima. Para se defender, Milica recorreu aos conhecimentos dos treinos de Kickboxing que fez por 4 anos. “Nesses momentos você só consegue pensar no pior. Mas lutei o máximo que pude e é claro que o nocauteei”, relatou Milica a um jornal montenegrino.

Por causa disso, a mulher foi multada em 85 euros por “exceder a necessidade de legítima defesa” e por “violar a ordem e a paz pública”. Esta medida deixou a jovem revoltada e assegurou que vai recorrer da sentença. Por sua vez, o agressor, um turco identificado apenas como UE, teve que pagar apenas 300 euros para ser libertado da prisão, de acordo com a Radio Free Europe (RFE).

Publicidade

A punição aplicada a Milica foi criticada por várias organizações de direitos das mulheres em Montenegro. Milhares de pessoas, na maioria mulheres, foram às ruas na semana passada em várias cidades em protesto contra a violência sexual em todo o país dos Bálcãs em sinal de solidariedade a Milica. Dritan Abazović, premier de Montenegro, classificou a decisão do tribunal como “devastadora” e, constrangido, ele ligou para Milica a fim de prestar solidariedade.

Montenegro é um país nos Balcãs com montanhas escarpadas, vilas medievais e uma estreita faixa de praias ao longo de seu litoral do Mar Adriático, com 620 mil habitantes. Foi parte da Iugoslávia até os anos 1990 e, depois, integrou o Estado de Sérvia e Montenegro, de 2003 a 2006, quando a proposta de independência venceu em plebiscito.

Publicidade

C/ noticias.uol.com.br e globo.com

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo