Mundo

Morreu a mulher mais velha do Brasil e a terceira do mundo aos 116 anos

Morreu a mulher mais velha do Brasil e a da América Latina, e a terceira mulher do mundo. De acordo com a imprensa brasileira, Francisca Celsa dos Santos morreu no passado dia 5 de outubro na sequência de uma pneumonia. Tinha 116 anos de idade e estava a 17 dias de celebrar o 117.º aniversário.

Francisca era natural de Cascavel, localizada na região metropolitana de Fortaleza, e trabalhou com artesanato a maior parte da vida. Passou por duas pandemias, a gripe espanhola e o coronavírus, às quais escapou ilesa.

A partir dos 80 anos, Francisca afirmava com uma frequência anual que “não passo desse ano”. No entanto, destacava-se pela sua saúde até esta pneumonia que se revelou fatal.

Francisca Celsa dos Santos só ficou doente uma vez na vida, quando com pouco mais de 80 anos lhe foi diagnosticado um cancro no estômago. Como não gostava de hospitais, evitou ser internada e fez o tratamento em casa com remédios naturais, contou a neta Fernanda Celsa.

Foi reconhecida pelo Guinness como a mulher mais velha da América Latina um dia antes de morrer. A mulher deixa três filhas, netos, bisnetos e trinetos.

C/Folha de S. Paulo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo