Mundo

Lava do vulcão de La Palma já chegou ao oceano Atlântico

A lava do vulcão Cumbre Vieja de La Palma chegou ontem à noite ao oceano Atlântico, informou o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias.

Pouco antes das 22h as autoridades alertaram que o fluxo de lava já tinha atravessado a chamada “estrada costeira”, situada junto à montanha Todoque. A distância que separa a estrada da costa é de cerca de um quilómetro.  

Este é um fenómeno que preocupa as autoridades desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19 de Setembro. Para além dos gases tóxicos já libertada, cientistas dizem que, ao entrar em contacto com a água, o rápido arrefecimento da lava pode emitir ainda mais gases carregados de ácido clorídrico.

A acção da Proteção Civil espanhola foi intensificada na ilha Canárias pois este fenómeno “pode provocar explosões e emissões de gases nocivos”, comunicou o comité de emergência, o PEVOLCA. 

Durante a tarde de ontem, os cientistas já previam que a lava fosse entrar no oceano a qualquer momento. Equipas de investigadores estão no terreno para monitorizar a evolução da situação. Nos últimos dias têm estudado as águas que banham o litoral de La Palma de modo a perceber o impacto que pode ter a entrada do fluxo de lava no mar.

C/CM

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo