Pub.
Mundo
Tendência

Jovem acorda após 11 meses em coma e família procura como explicar-lhe a pandemia da Covid-19

Pub.

Joseph Flavill, um estudante de 19 anos, acordou depois de ter estado em coma 11 meses, na sequência de um acidente em que sofreu traumatismo craniano. Contudo, o jovem não tem qualquer conhecimento da pandemia que o mundo enfrenta e a família não sabe como explicar-lhe as mudanças que a Covid-19 tem provocado.

Foi no dia 1 de março de 2020 que Joseph foi brutalmente atropelado e internado numa unidade hospitalar em Leicester, no Reino Unido. O acidente aconteceu cerca de três semanas antes de o Reino Unido entrar em confinamento pela primeira vez, relata o jornal The Guardian. E a história ainda ganha contornos mais invulgares. É que, de acordo com a reportagem, o jovem contraiu SARS-CoV-2 duas vezes. O mais caricato é que o jovem não fazia ideia de como a pandemia tinha mudado o mundo.

Publicidade

Segundo a imprensa britânica, a família ficou emocionada com a recuperação de Josehp. Contudo, continua a questionar-se sobre como lhe devem falar no confinamento e distanciamento social que se tornou parte do quotidiano. Após acordar, Joseph deu os primeiros sinais de recuperação ao comunicar através de sorrisos e piscar de olhos. O jovem também já consegue mover os seus membros. No entanto, a família não pode visitar o jovem devido as atuais restrições impostas no Reino Unido devido a Covid-19.

“É incrivelmente difícil para a mãe dele não poder vê-lo. Também não sabemos o que ele entende. Como o acidente foi antes do primeiro confinamento é quase como se ele tivesse dormido durante toda a pandemia ”, disse a tia de Joseph, referindo que, por agora, o sobrinho pode abraçar as enfermeiras.

Publicidade

Joseph não tem noção do que o mundo enfrenta, mas o próprio chegou a testar positivo para a Covid-19 enquanto estava em coma. Neste momento, os contactos com os parentes são apenas por videochamadas, o que tem dificultado a revelação das proporções que a pandemia teve no mundo. “Quando estivermos com ele haverá a oportunidade para tentar explicar-lhe o que se passou”, diz a tia, acrescentando que, neste momento, o foco está na recuperação do jovem.

C/ Sol.pt

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo