Mundo
Tendência

Joe Biden toma posse hoje como 46.º presidente dos EUA

Joe Biden toma posse esta quarta-feira como o 46.º presidente dos Estados Unidos da América. Biden já está em Washington, mas não vai ser recebido por Donald Trump na cerimónia de transição de poder. A capital do país está em alerta máximo e 25 mil militares foram destacados para garantir a segurança da tomada de posse. 

Trump será o quarto presidente dos EUA– e o primeiro em mais de 150 anos – a não comparecer à cerimónia de posse de seu sucessor. Quando Joe Biden assumir o cargo, Trump estará em seu resort na Flórida. “A todos aqueles que perguntaram, eu não vou à cerimónia de posse em 20 de janeiro”, escreveu Trump no Twitter.

Antes de Trump, apenas três presidentes faltaram à posse de seus sucessores: John Adams, John Quincy Adams e Andrew Johnson. Em 1801, John Adams deixou a Casa Branca às 4 horas da madrugada de 4 de março, dia da posse de seu sucessor, Thomas Jefferson, sem explicar a razão.

Existe uma versão de que o segundo presidente – o primeiro não reeleito e a ter que entregar o cargo a um partido de oposição – queria evitar violência entre Federalistas e Democrata-Republicanos, além de nunca ter sido oficialmente convidado por Jefferson para a solenidade.

Vinte e oito anos depois, o filho dele, John Quincy Adams, se mudou em fevereiro de 1829 e deixou  a Casa Branca em 3 de março, véspera da posse de Andrew Jackson. A eleição havia sido polémica e agressiva e, embora tivesse chegado a Washington três semanas antes de assumir, Jackson nunca entrou em contato com o então presidente.

Em 1869, Andrew Johnson – que, assim como Trump sofreu um processo de impeachment, mas foi absolvido pelo Senado – deixou a Casa Branca antes da chegada de seu adversário na Guerra Civil, Ulysses Grant, considerado um herói de guerra da União, se recusou a dividir a carruagem com Johnson, que em troca decidiu não participar da solenidade de posse.

Na segunda-feira, 18, a Casa Branca enviou convites para a despedida de Trump aos seus apoiadores mais fiéis: uma solenidade na Base Andrews, onde deveria embarcar no Air Force One a caminho da Flórida.

O evento estava marcado para 8 horas, mas pediu-se que os convidados chegassem às 7h15 e usassem máscaras de proteção – uma regra da Base Aérea. Cada um poderia levar até cinco acompanhantes.

C/Globo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo