Mundo

Indiano enganou-se na escolha do partido… e cortou o dedo para voltar a votar

As eleições gerais da Índia decorrem até maio, distribuída em sete fases, mas há quem já cometa actos radicais pela política mesmo antes dos resultados. De acordo com a BBC, após as votações desta quinta-feira, um cidadão indiano decidiu cortar o seu próprio dedo depois de se ter enganado na escolha do partido. Neste país, o indicador de cada eleitor é marcado com tinta depois da votação. Para Pawan Kumar, aquela seria a marca do seu próprio engano.

Num vídeo que tornou público, o indiano conta que acabou por votar no Partido do Povo Indiano (BJP) – de Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, às quais as sondagens apontam o favoritismo – em vez de votar no partido Bahujan Samaj, o terceiro maior nacional da Índia, que se aliou a dois outros partidos regionais contra o BJP.

Segundo explica, ter-se-á confundido com os símbolos da máquina de votação. “Queria votar no elefante, mas votei na flor, por engano”, disse Kumar no vídeo, referindo-se aos símbolos dos partidos exibidos na urna eletrónica, presentes ao lado do nome de cada candidato.

Pawan Kumar votou esta quinta-feira em Bulandshahr, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país. Há 900 milhões de eleitores qualificados, fazendo desta a maior eleição do mundo. A contabilização dos votos só será feita a 23 de maio.

C/Dn.pt

Pub.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo