Treze pacientes com Covid-19 morreram hoje na sequência de um incêndio no hospital Vijay Vallabh, nos arredores de Mumbai, na Índia. Segundo Morrison Khavari, chefe dos Bombeiros, estavam internados 17 doentes quando o incêndio começou na unidade de terapia intensiva, dos quais 13 morreram e outros quatro foram transferidos para outras unidades. A investigação preliminar leva pressupor que o fogo começou num aparelho de ar-condicionado.
A Índia enfrenta o seu pior momento na pandemia, com cerca de 4 milhões de novos infectados desde o início de abril, devido, em grande parte, a uma “dupla mutação” do vírus e a eventos com muita aglomeração, como a festa religiosa de Khumb Mela. O país registrou 314.835 novas infecções na quinta-feira (22), superando o recorde dos Estados Unidos em janeiro, quando atingiu 297.430 novos casos. Além disso, autoridades de saúde em todo o norte e oeste da Índia, incluindo a capital Nova Delhi, disseram que estão em crise, com a maioria dos hospitais lotados e sem oxigênio. A Índia também sofre com a falta de oxigénio, medicamentos e leitos hospitalares.
Nesta semana, 22 pacientes com covid-19 morreram em outro hospital, devido ao corte de meia hora no suprimento de oxigénio.
C/globo.com