Pub.
Mundo
Tendência

Hong Kong apreende cocaína no valor de 49,9 milhões de dólares em carregamento de marshmallows

Pub.

A polícia e a alfândega de Hong Kong apreenderam cocaína no valor de 49,9 milhões de dólares num carregamento de marshmallows provenientes dos EUA, a maior apreensão desta droga este ano. A droga estava selada em nove sacos impermeáveis ​​presos a coletes salva-vidas e bóias.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Narcóticos da Polícia, Chu Siu-lun, dois homens – um morador da cidade e um equatoriano – foram presos após entrarem escondidos em um cargueiro para vigiar o carregamento de 318 quilos de cocaína em contêineres no embarque com destino à Ásia.

Publicidade

As drogas foram seladas em nove sacos impermeáveis ​​presos a coletes salva-vidas e bóias infláveis ​​dentro de um contentor, e deveriam ser descarregadas de um navio cargueiro na Jordânia, segundo a mídia local. “Não há provas que demonstrem que os estupefacientes se destinavam a Hong Kong”, disse o responsável, que acrescentou que não estão descartadas novas detenções.

Os dois detidos, de 19 e 24 anos, continuam sob custódia policial por alegado tráfico de droga, crime punível com prisão perpétua e multa superior a 64 mil euros. Quanto ao navio onde a droga foi encontrada, este saiu da Guatemala com destino ao México, passando pelo Equador, Peru e Panamá, e tinha escala prevista em Hong Kong antes de partir para a Jordânia.

Publicidade

Antes da chegada do navio, o Superintendente Adjunto da Divisão de Inspeção de Carga de Contêineres da Alfândega afirmou que os documentos de embarque foram estudados e foi identificado um carregamento de três contêineres que, segundo os documentos, transportavam marshmallows.

Assim que o navio de carga atracou no terminal de contentores Kwai Chung, os inspetores embarcaram para o examinar e descobriram “pacotes de pó branco selados a vácuo” cujas amostras “deram positivo para cocaína”. Foi a terceira grande apreensão de drogas realizada em Hong Kong nas últimas semanas.

Publicidade

No dia 1 de Novembro, a alfandega apreendeu drogas ilegais no valor de cerca de 19 milhões de dólares, escondidas num carregamento de peças de máquinas provenientes da América do Norte. Antes, no dia 26 de outubro, as autoridades realizaram a maior apreensão de metanfetamina cristal, avaliado em 82 milhões de dólares, num carregamento de conchas de caracol provenientes do México.

C/ China Morning Post

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo