Pub.
B5Mundo

Ex-grande rabino de Israel Bakshi-Doron vítima mortal do Covid-19

Pub.

Eliahou Bakshi-Doron, ex-grande rabino de Israel, morreu neste domingo (12), aos 79 anos, por complicações em decorrência do novo coronavírus, anunciou o hospital Shaare Tzedek em Jerusalém. Líderes israelitas lamentaram seu falecimento, saudando-o como um grande guia espiritual.

Bakshi-Doron, que já sofria de outras doenças, sucumbiu ao vírus cinco dias depois de entrar no hospital com sintomas da Covid-19. Ele foi testado logo após sua chegada. O hospital informou que a saúde do ex-rabino se deteriorou durante este domingo e que os esforços de reanimação durante a última hora não foram suficientes para salvá-lo. Sua morte eleva o número de óbitos em Israel para 105.

Publicidade

Nascido em 1941 em Jerusalém, Eliahou Bakshi-Doron, 79 anos, foi o primeiro rabino-chefe em Bat Yam e depois em Haifa, antes de receber em 1993 o título de “Rishon LeZion”, nome dado ao rabino-chefe sefardita de Israel, cargo que ocupou até 2003. Em 2000, durante a visita do PapaJoão Paulo II a Israel, manteve uma reunião com o líder da Igreja Católica, o que provocou críticas iradas de rabinos ultraortodoxos. Líder favorável ao diálogo interreligioso e a não violência, ele também manteve contatos com líderes muçulmanos e cristãos.

C/Globo e Correio da Manhã

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo