Pub.
Mundo

Europa ultrapassou 1 milhão e meio de mortes por Covid-19

Pub.

A Europa ultrapassou hoje 1,5 milhões de mortes associadas à covid-19, numa altura em que vários países estão a repor as restrições para tentar travar as contaminações recorde. Esta informações constam de um balanço da agência France-Presse, com base em dados oficiais dos 52 países e territórios desde a costa Atlântica até ao Azerbaijão e a Rússia.  

A OMS estima que, considerando o excesso de mortalidade direta e indiretamente vinculado à Covid-19, o número de vítimas da pandemia pode ser duas a três vezes maior do que o registado oficialmente. O número de mortes tem estado em alta desde meados de julho – 4.210 mortos diários em média nos últimos sete dias, mais 1% numa semana e mais 5% do que há duas semanas – na Europa, o novo epicentro da pandemia.

Publicidade

Esse número atinge um nível semelhante ao do outono de 2020, quando o Continente Europa entrou na segunda vaga, durante a qual o continente viveu a semana mais letal (entre 14 e 20 de janeiro de 2021), e as campanhas de vacinação contra o coronavírus ainda não tinham começado. 

Em comparação, o ritmo de progresso dessas duas ondas é notavelmente diferente. Com cerca de 29.500 mortes entre 18 e 24 deste mês, as novas mortes na Europa quadruplicaram desde meados de julho, ou seja, em 20 semanas. No ano passado, levou apenas cinco semanas para passar de 7.000 para 30.000 mortes semanais. 

Publicidade

Rússia é actualmente o país mais afetado. Regista cerca de 30% das mortes diárias no continente europeu, com 1.246 mortes em média por dia. Segundo dados oficiais as próprias autoridades consideram bastante subestimados, a Rússia é também o país com mais óbitos, 269.057 mortes no total. 

Segundo a agência nacional de estatísticas Rosstat, que tem uma definição mais ampla de mortes associadas à covid, o número total de óbitos na Rússia era de quase 450 mil no final de setembro. O Reino Unido (144.286 mortes) e a Itália (133.415 mortes) seguem com o maior número total de mortes.

Publicidade

As novas infecções atingiram uma média de 369.915 casos por dia entre 18 e 24 deste mês, mais 14% em comparação com a semana anterior. No início deste mês, e para combater a pandemia, a OMS apelou à continuidade da vacinação, ao uso de máscaras e à prática de medidas de distanciamento social. A organização teme mais 700 mil mortes na região até a primavera.

Fonte: Noticias ao minuto

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo