Mundo

Europa regista o verão mais quente de sempre

O verão de 2022 na Europa foi o mais quente alguma vez registado, anunciou esta quinta-feira o serviço de vigilância por satélite Copernicus. As temperaturas médias foram as “mais elevadas, para o mês de agosto e para todo o verão”, e superaram os registos de 2021, que eram os recordes anteriores, reforça a mesma fonte.

O mês de agosto foi o mais quente no velho continente por uma “margem considerável”, superando o mesmo período de 2021 em 0,4ºC. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha anunciado que julho foi o mês mais quente de Portugal dos últimos 92 anos, em relação à temperatura do ar e muito seco quanto à precipitação. As temperaturas estiveram quase sempre acima do normal. 

Nesse mês “excecional”, foram excedidos os extremos absolutos de temperatura máxima em 28 estações e da mínima em 21 estações. “Entre os dias 07 e 14 de julho foram registados 98 novos recordes de temperatura máxima, com o maior número de recordes absolutos no dia 14 e mensais no dia 13”, dizia o IPMA.

C/DN.PT

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo