Pub.
Mundo
Tendência

Estudante universitário protagoniza ataques a tiros com três mortos em Roterdão 

Pub.

Dois ataques a tiros cometidos por um estudante universitário de 32 anos deixaram três mortos em Roterdão, na Holanda, informaram as autoridades locais. O homem disparou contra uma casa no bairro onde mora, matou uma mulher de 39 anos e a filha dela, de 14.

Na sequência, este se dirigiu ao hospital universitário Eramus MC, onde estuda, entrou em uma sala de aula e matou um professor de 43 anos. A polícia informou que prendeu o homem armado, mas motivos do ataques não foram divulgados até o momento.

Publicidade

O homem causou incêndios em ambos os locais logo após cada ataque. “Ficamos chocados com este incidente horrível. Tiros foram disparados em dois lugares diferentes da cidade. Muitas pessoas testemunharam”, disse o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb.

O ataque começou pouco depois das 14h no horário local. Imagens mostram equipes médicas fugindo do hospital e forças de segurança no local. Um segurança que diz ter sido o primeiro a chegar ao local disse à BBC que foi um dia “chocante”. “Foi terrível, terrível”, disse, visivelmente abalado, referindo que o atirador não entrou no centro médico pela entrada principal.

Publicidade
Médicos do Hospital Universitário em fuga

Imagens mostram um homem vestido com roupas camufladas sendo retirado do centro médico algemado. Um estudante de medicina disse ao site RTL Nieuws: “Primeiro houve um tiroteio no quarto andar. Quatro ou cinco tiros foram disparados. Depois um coquetel molotov foi jogado.”

A polícia acredita que o estudante agiu sozinho, mas ainda não está claro qual teria sido o motivo do ataque, segundo o promotor-chefe de Roterdã. Hugo Hillenaar disse ainda que o suspeito era conhecido pelas autoridades e, em 2021, foi processado e condenado por abuso de animais.

Publicidade

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, escreveu numa publicação nas redes sociais: “Os meus pensamentos vão para as vítimas da violência, para os seus entes queridos e para todas as pessoas que sentiram grande medo”.

C/Agências

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo