O eclipse solar total previsto para o dia 8 de abril obrigou o Canadá a decretar o estado de emergência. O país é um dos pontos privilegiados da Terra para quem quer acompanhar esse incrível fenômeno astrológico, pelo que é esperado um incremento intenso do turismo por esta altura. Segundo as autoridades, o fluxo de curiosos poderá gerar um verdadeiro caos junto ao rio Niagara, o que levou o Presidente da Região a agir na prevenção e declarar o estado de emergência, que entrou em vigor a 28 de março.
Em consequência, administrações locais, socorristas, escolas e outras organizações têm organizado medidas excepcionais para facilitar a experiência de moradores e visitantes durante o eclipse. “A declaração de Estado de Emergência fortalece as ferramentas que a Região tem à disposição para proteger a saúde e a segurança dos residentes e visitantes e proteger nossa infraestrutura crítica em qualquer cenário que possa surgir“, explica o governo.
As autoridades locais também emitiram recomendações para quem está se preparando para assistir ao evento. Segundo o governo, é ideal que os observadores usem óculos certificados para olhar diretamento para o eclipse. Além disso, os administradores da região aconselham que os observadores estejam preparados para multidões e filas longas. Neste sentido, estão a orientar os interessados a encherem os tanques de combustível das viaturas e comprem mantimentos antes do acontecimento astronômico.
Este espectáculo da natureza terá como palco principal a área da América do Norte, mais precisamente o Canadá, Estados Unidos e México. A totalidade do eclipse (quando o Sol é completamente coberto pela Lua) começará na costa do Pacífico do México às 12:07, horário local. De acordo com a instituição, o porto mexicano da cidade de Mazatlán e seus arredores serão os locais ideais para se apreciar o evento.
O norte do México será o melhor lugar do mundo para se ver o fenômeno, Na cidade mexicana de Nazas os observadores poderão ver o eclipse por um período prolongado de 4 minutos e 28 segundos, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha.
Depois de passar pelo México, a umbra do eclipse solar de 8 de abrilentrará nos Estados Unidos pelo Estado do Texas e chegará ao Canadá pelo sul de Ontário, antes de se perder no Atlântico, de acordo com um artigo publicado pela Nasa.
Nos Estados Unidos, vários aeroportos vão estar sob alerta e os aviões devem estar preparados para retenção no ar ou assumir rotas alternativas. Adicionalmente, os vários Estados estão a preparar-se para o aumento de turistas, o que pode sobrecarregar as redes de telecomunicações.
Esse eclipse demorará 20 anos para se repetir, sendo visto apenas novamente em 2044.
C/Exame.com