Pub.
Mundo
Tendência

Eclipse solar total previsto para 8 de abril obriga Canadá a decretar estado de emergência

Evento ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol ficam completamente alinhados e os raios solares bloqueados.

Pub.

O eclipse solar total previsto para o dia 8 de abril obrigou o Canadá a decretar o estado de emergência. O país é um dos pontos privilegiados da Terra para quem quer acompanhar esse incrível fenômeno astrológico, pelo que é esperado um incremento intenso do turismo por esta altura. Segundo as autoridades, o fluxo de curiosos poderá gerar um verdadeiro caos junto ao rio Niagara, o que levou o Presidente da Região a agir na prevenção e declarar o estado de emergência, que entrou em vigor a 28 de março.

Em consequência, administrações locais, socorristas, escolas e outras organizações têm organizado medidas excepcionais para facilitar a experiência de moradores e visitantes durante o eclipse. “A declaração de Estado de Emergência fortalece as ferramentas que a Região tem à disposição para proteger a saúde e a segurança dos residentes e visitantes e proteger nossa infraestrutura crítica em qualquer cenário que possa surgir“, explica o governo.

Publicidade

As autoridades locais também emitiram recomendações para quem está se preparando para assistir ao evento. Segundo o governo, é ideal que os observadores usem óculos certificados para olhar diretamento para o eclipse. Além disso, os administradores da região aconselham que os observadores estejam preparados para multidões e filas longas. Neste sentido, estão a orientar os interessados a encherem os tanques de combustível das viaturas e comprem mantimentos antes do acontecimento astronômico.

Este espectáculo da natureza terá como palco principal a área da América do Norte, mais precisamente o Canadá, Estados Unidos e México. A totalidade do eclipse (quando o Sol é completamente coberto pela Lua) começará na costa do Pacífico do México às 12:07, horário local. De acordo com a instituição, o porto mexicano da cidade de Mazatlán e seus arredores serão os locais ideais para se apreciar o evento.

Publicidade

O norte do México será o melhor lugar do mundo para se ver o fenômeno, Na cidade mexicana de Nazas os observadores poderão ver o eclipse por um período prolongado de 4 minutos e 28 segundos, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha.

Depois de passar pelo México, a umbra do eclipse solar de 8 de abrilentrará nos Estados Unidos pelo Estado do Texas e chegará ao Canadá pelo sul de Ontário, antes de se perder no Atlântico, de acordo com um artigo publicado pela Nasa.

Publicidade

Nos Estados Unidos, vários aeroportos vão estar sob alerta e os aviões devem estar preparados para retenção no ar ou assumir rotas alternativas. Adicionalmente, os vários Estados estão a preparar-se para o aumento de turistas, o que pode sobrecarregar as redes de telecomunicações.

Esse eclipse demorará 20 anos para se repetir, sendo visto apenas novamente em 2044.

C/Exame.com

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo