Mundo

Colapsa a parte norte do vulcão de Cumbre Vieja

A parte norte do vulcão de Cumbre Vieja, na ilha espanhola em La Palma, desabou na madrugada de sábado, criando três novos fluxos de lava, mas dois deles já foram travados. A quedad e parte do cone gerou três novos rios de lava, explicou o porta-voz do comité técnico do Instituto de Geografia Nacional de Espanha.

Miguel Ángel Morcuende apelou ainda a população para manter a calma e revelou que dois dos fluxos de lava já falaram. Garantiu ainda que o IGNE está a estudar formas de travar o terceiro e perceber o seu destino, deixando claro que “há tempo de sobra” para retirar as populações, caso necessário.

O Cumbre Vieja está em erupção desde 19 de setembro e já destruiu mais de 1200 edifícios, incluindo duas escolas, com os rios de lava a atingirem cerca de 480 hectares, incluindo mais de 150 de área agrícola. Milhares de pessoas tiveram de deixar as suas casas e muitas estradas estão cortadas.

Felizmente, até o momento não se registaram feridos ou mortos. Mas a plantação de bananas da ilha de La Palma, que é a segunda maior do arquipélago das Canárias, foi fortemente atingida.

A sismicidade na zona aumentou ligeiramente nas últimas horas, embora a uma profundidade maior que 20 quilómetros. A IGN revelou que só no sábado foram registadas 37 ocorrências sísmicas – a mais intensa com uma magnitude de 4.1 na escala de Richter.

Fonte: TVI

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo