Pub.
Mundo

Cidade chinesa de Mohe chega aos 53ºC negativos e quebra recorde com mais de 50 anos

Pub.

A temperatura mínima em Mohe, a cidade mais ao norte da China, caiu para -53 graus Celsius no último domingo, 22 de janeiro, marcando a temperatura mais baixa já registrada, de acordo com o departamento meteorológico local. 

Este número quebrou o recorde anterior de 52,3 graus Celsius negativos registada na mesma cidade em 1969. No domingo, as temperaturas em Mohe, Província de Heilongjiang, caíram para menos de -50 graus por três dias consecutivos.

Publicidade

À medida que uma nova rodada de frio extremo atingiu Heilongjiang, várias áreas da Cordilheira do Grande Khingan registraram temperaturas mais frias de todos os tempos. No caso de Mohe, a cidade tem um período anual de gelo e neve que pode durar até oito meses, com a temperatura média anual de cerca de -3 graus Celsius. Mas, em 2023, tem significado um frio muito mais intenso.

No dia 22 de janeiro um total de 18 estações meteorológicas da China registaram temperaturas de -50 °C, incluindo duas estações convencionais nacionais e 16 estações meteorológicas automáticas.

Publicidade

Fonte: Metsul.com

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo