O Double Diamond tornou-se o ovino mais caro de sempre. Vai agora passar a vida a procriar, para que os seus donos possam reaver pelo menos parte do investimento.
Um musculoso carneiro escocês de seis meses de idade foi arrematado num leilão de Lanark, perto de Glasgow, por 412 mil euros, mais de 45 mil contos cabo-verdianos, noticiou o jornal Visão.sapo.pt. O Double Diamond (Diamante Duplo) é de raça Texel, originária da pequena ilha holandesa que lhe deu o nome e uma das mais valiosas, atingindo preços acima dos dez mil euros, conforme esse órgão. O recorde anterior, estabelecido em 2009, pertencia a um carneiro vendido também em Lanark, comprado por 258 mil euros.
A base de licitação do Double Diamond era de 10 mil libras (€11.200), mas logo se iniciou uma batalha de licitadores, que fez o preço disparar para números estratosféricos em poucos minutos. O vencedor foi um consórcio de três criadores de ovelhas. “Foi mais uma guerra de nervos do que excitação”, disse ao Guardian Jeff Aiken um dos novos donos do carneiro. “Sabíamos que seria algo realmente especial. É um animal excepcional, da melhor genética. Havia sete ou oito pessoas que o queriam muito e foi isso que conduziu a este preço.”
Um representante da Sociedade de Ovelhas Texel explicou ao jornal britânico Independent que o Double Diamond nasceu a partir da inseminação artificial de uma ovelha, tendo sido depois o embrião transferido para outro animal, um método comum em animais considerados de topo.
O trabalho do carneiro será agora procriar com ovelhas das melhores raças. E a sua carreira não acabará com a reforma: quando ficar velho será recolhido esperma do Double Diamond em grande quantidade, para ser congelado e usado mais tarde.
C/Visão.sapo.pt