Pub.
Mundo
Tendência

Cães mortos em abrigo australiano devido a “protocolo” de segurança da Covid-19

Pub.


Vários cães de um abrigo prontos para serem adotados foram, em vez disso, mortos a tiro, num concelho rural em Nova Gales do Sul, Austrália, para, alegamente, se evitar a propagação da Covid. A justificação dada pelo governo local de Bourke Shire é que mataram os cães para evitar que voluntários do abrigo, na cidade de Cobar, tivessem de viajar e aumentar contactos para apanhar os animais. 

Uma fonte próxima de uma das famílias que ia acolher um dos animais de estimação garantiu que as pessoas já tinham tomado todas as medidas de segurança para a chegada dos animais de quatro patas. 

Publicidade

Inconformada, a  activista da libertação ambiental, Lisa Ryan, pediu uma investigação urgente: “Estamos profundamente angustiados e completamente chocados com este insensível tiroteio e rejeitamos totalmente as justificações inaceitáveis ​​do concelho de que esse assassinato foi, aparentemente, realizado como parte de um plano seguro da covid-19”.

Segundo as autoridades de saúde de Nova Gales do Sul, não há registo de casos de covid-19 em Cobar, apesar de terem sido encontrados vestígios do vírus no sistema de esgotos.

Publicidade

O jornal Sydney Morning Herald recorda que o gabinete do ministro do governo local, Shelley Hancock, já enfrentou, no passado, questões no parlamento sobre o abate de animais em câmaras municipais.

C/Msn.com

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo