O corpo de Alexei Navalny, opositor do regime russo liderado por Vladimir Putin, foi entrega à família, nove dias depois da sua morte numa prisão de alta segurança e após várias insistências da mãe. A informação foi avançada na rede social X por Kira Iarmich, porta-voz da família de Navaldy, que agradeceu a corrente de ajuda em prol da libertação do cadáver, que estava a ser retido pelo poder russo.
A par da incógnita sobre as “verdadeiras” causas da morte de Navaldy surge o local onde os restos mortais serão sepultados. É que, segundo Iarmich, ainda não se sabe se as autoridades russas irão impedir a realização do funeral como a família gostaria. Isto porque a mãe de Navaldy chegou a revelar que estava a ser chantageada com a ameaça de o poder russo deixar o corpo apodrecer se não concordasse em enterrar Navaldy no território da zona prisional, onde esteve a cumprir uma pena de 19 anos por “extremismo”.
Se o funeral for público, o Kremlin pode enfrentar manifestações com numerosos apoiantes, numa altura em que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, se prepara para nova vitória nas eleições presidenciais marcadas para 15 a 17 de março.
C/Dn.pt