Mundo

Brasil apreende mais de 45 kg de cocaína com destino a África e Europa

A Polícia Federal do Brasil, em uma acção conjunta com a Receita Federal, apreendeu no aeroporto internacional de S. Paulo mais de 45 quilos de cocaína. A droga estava a ser transportada por sete passageiros, que tinham como destino a África e a Europa.

Na primeira ação, no dia 13 de fevereiro, funcionários da Receita Federal abordaram um cidadão brasileiro de 41 anos que pretendia despachar uma mala fora dos padrões. Após esta passar pelo sector de raio-x foi identificado três quilogramas de cocaína dentro de um instrumento de cordas que este tencionava levar para a Etiópia.

Já no domingo, 14, foram detidas quatro pessoas: dois nigerianos, sendo que um era detentor de autorização de residência no Brasil e o outro havia entrado no país com pedido de refúgio, e duas mulheres, uma alemã e outra da Serra Leoa, que também havia pedido refúgio em território brasileiro. “Com um dos nigerianos foram apreendidos 15 kg de cocaína distribuídos em 139 volumes dentro de uma mochila. Com o outro, quase oito quilos da droga ocultos em embalagens de café. Ambos pretendiam embarcar para a Etiópia”, lê-se num comunicado da Polícia Federal publicada na página do Governo.

A serra-leonesa escondeu quatro quilos de cocaína em pacotes de lençóis, acrescentou a nota da Polícia Federal. “A mulher pretendia embarcar também para a Etiópia. A alemã, que embarcaria para a França, foi detida ao tentar passar pelos pórticos de imigração com quase três quilogramas da mesma droga fixados ao abdómen“, detalhou ainda o documento.

Na noite da terça-feira, 16, mais dois nigerianos, ambos solicitantes de refúgio, que viajavam separadamente, foram detidos com quase 14 quilogramas deste estupefaciente. Um deles tinha a droga distribuída em 60 volumes dentro da sua mala, e o outro cidadão no forro de um cobertor infantil. O destino final da droga era a República do Benim.

Os detidos serão apresentados à Justiça Federal, onde responderão por tráfico internacional de drogas, segundo informou a Polícia brasileira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo