Enquanto na Inglaterra a Rainha Elizabeth vai ter de aguardar na “fila” pra receber a vacina contra a Covid-19, em Israel o Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou ontem que será a primeira pessoa a receber a picada. O chefe do Governo israelense anunciou que o país começará a administrar as vacinas contra a Covid-19 em 27 de dezembro, após ter recebido um primeiro lote do imunizante produzido pela Pfizer.
Numa conferência de imprensa, Netanyahu declarou que os serviços de saúde pública poderão administrar 60 mil doses diárias e que ele quer ser um exemplo. “Estou pedindo que cada cidadão israelense seja vacinado e para consegui-lo, como devo ser um exemplo, serei o primeiro a ser vacinado em Israel“, disse, sem informar onde será.
Segundo Netanyahu, o ministro da Saúde está trabalhando na emissão do chamado “passaporte verde”. Isto significa que quem estiver vacinado pode mostrar um certificado que lhe permitirá entrar em eventos, supermercados e todo tipo de serviços. Com essa medida, o governo de Israel conta incentivar a vacinação geral e retomar a normalidade.
O vírus infectou 349.916 israelenses, dos quais 2.934 morreram, segundo dados fornecidos nesta quarta-feira.
C/Globo.com