Pub.
Mundo

Gelo no EUA: Mais frio no Minnesota do que na Antártida

Pub.

As temperaturas nos Estados Unidos vão continuar a descer esta quarta-feira. No Minnesota, onde os termómetros deverão rondar os -30º, os ventos gelados podem vir a atingir os -70º, alertou a CNN. Em muitas localidades, o frio será superior ao sentido em algumas zonas da Antártida. Para a estação de McMurdo, localizada na ponta sul da ilha de Ross, estão previstos 17º, exemplificou o The New York Times. No glaciar de Priestley, as temperaturas deverão chegar aos -7 graus.

A América do Norte está a ser afectada por uma massa de ar gelado que, em circunstâncias normais, deveria estar acima do Pólo Norte. Os cientistas chamaram ao fenómeno “vórtice polar” e o pior ainda está por vir, alertou o meteorologista da CNN Dave Hennen. “O ar mais frio da última geração está a afectar o sul, com a zona do Upper Midwest a sentir já temperaturas abaixo de zero”, disse. Na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, as Cataratas do Niagara congelaram. Não muito longe dali, em Nova Iorque, a neve chegou aos dois metros de altura, uma situação que também não é normal.

Publicidade

Uma das localidades que mais deverá sofrer com o frio extremo será Chicago. Entre terça e quinta-feira, as temperaturas mínimas no estado do Illinois e restante zona oeste deverão variar entre os -20º e os -40 graus. Eliot Abrams, metereologista do AccuWeather, disse ao USA Today que a sensação térmica na cidade poderá chegar aos -60º. “Nunca estiveram -50º em Chicago, por isso não podemos dizer como é que é. Ninguém sabe exatamente como é“, admitiu.

De acordo com o serviço nacional de meteorologia norte-americano, a última vez que a cidade teve temperaturas tão baixas foi em janeiro de 1985, quando estas atingiram os -27º, com ventos de – 55º, referiu o The New York Times. No estado do Illinois, foi em Congerville que os termómetros desceram mais baixo. A localidade registou -36º em 1999, um recorde que pode vir a ser ultrapassado esta quinta-feira, quando se espera que o frio seja mais intenso, referiu o USA Today. O governador do Illinois, J.B. Pritzker, emitiu um alerta para as temperaturas “potencialmente históricas”.

Publicidade

A vaga de frio já levou ao cancelamento de mais de 2.700 voos, entre terça e quarta-feira. Desses, mais de 1.550 tinham como destino Chicago e as cidades do Midwest. Várias instituições de ensino decidiram fechar portas. Estima-se que cerca de 72% da população continental dos Estados Unidos seja atingida por temperaturas geladas nos próximos dias. Há vários Estados em sinal de alerta.

C/Observdor.pt

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo