B4Economia

Transporte de passageiros por via marítima liberado a partir de 30 de Junho

As ligações marítimas para transporte de passageiros entre todas as ilhas de Cabo Verde serão retomadas a partir de 30 de junho. O desconfinamento da Boa Vista e Santiago, as duas única ilhas ainda com restrições impostas pelo estado de calamidade, terminam a 01 e 30 de junho, respectivamente. 

Esta informação foi avançada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa publicação na sua pagina no facebook. Este aproveitou para saudar a ilha de Santiago pelo fim do estado de emergência, resultado resultado do bom combate desenvolvido até agora para conter a propagação da Covid-19. Advertiu, no entanto, que a ilha continua com ocorrências de casos positivos pelo que todos os cuidados são poucos.

Exactamente por esse motivo, mantêm-se algumas restrições, com destaque para a interdição do transporte marítimo e aéreo de passageiros com origem e destino em Santiago, a interdição do acesso e frequência às praias de mar e a interdição do funcionamento de bares. “O levantamento das restrições previstas no plano de desconfinamento tem uma calendarização diferente para Santiago em relação às outras ilhas”, indica.

O PM prossegue dizendo que, na cidade da Praia, serão continuadas as acções em curso nos diversos bairros mediante a massificação da realização de testes rápidos e testes laboratoriais, do reforço da fiscalização e da sensibilização comunitária. Entretanto, o Governo aprovou um plano de desconfinamento que levanta restrições impostas pelo estado de calamidade, de uma forma programada e calendarizada.

Este contempla restrições relacionadas com a limitação do horário de funcionamento dos restaurantes fixada até às 21 horas, que serão levantadas no dia 1 de junho, em todo o território nacional. “As ligações aéreas interilhas serão retomadas a partir do dia 30 de Junho, incluindo Santiago. As marítimas para o transporte de passageiros, com origem e destino na Boa Vista, são retomadas a partir do dia 1 de Junho, enquanto que as que as de Santiago, serão retomadas a partir do dia 30 de Junho”, detalha. 

Relativamente aos eventos culturais e desportivos como festas, festivais e jogos das diversas modalidades, Ulisses Correia e Silva deixa claro que só serão retomadas no dia 31 de outubro. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar