Os jovens de S. Vicente cujos projectos foram selecionados para a 4. edição da Bolsa Cabo Verde Digital terão hoje à tarde um encontro restrito no Museu do Mar com Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital. Nesse evento, marcado para as 15.30, serão conhecidos os promotores das 25 startups tecnológicas vencedoras da BCVD a nível nacional, anunciado o plano de trabalho e dado esclarecimentos sobre o desenrolar do programa. Está ainda previsto um momento de partilha com Matteo Rizzi, um expert em Fintech.
A seleção dos projectos, conforme informa o website digital.cv, foi feita por uma equipa montada pela Cabo Verde Digital. Primeiro, segundo essa plataforma, passam por uma triagem de elegibilidade dos fundadores ou candidatos e segue depois a fase de avaliação, que contempla os seguintes critérios: alinhamento estratégico, qualidade do produto ou serviço (grau de inovação), capacidade de resposta às necessidades do mercado e adequação das competências do empresariado ou empresários às necessidades do projecto. Na etapa seguinte, os pré-selecionados são entrevistados e conhecido o potencial dos seus projectos.
As startups selecionadas nesta edição têm aplicação nas áreas do turismo, saúde e beleza, social, serviços, e-commerce, energia e ambiente, agricultura e pecuária, educação.
A Bolsa Cabo Verde Digital é considerado o primeiro programa de pré-incubação e mentoria desenhado para responder às especificidades da primeira fase de vida de start-ups tecnológicas. Nas 3 edições já concluídas foram financiados 150 jovens e 75 projectos a nível nacional.