Pub.
Economia
Tendência

Portos da Macaronésia criam associação para promover turismo de cruzeiro nas Ilhas Atlânticas 

Pub.

Foi criada, no Funchal, a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, integrada pelas administrações dos Portos de Cabo Verde, Madeira, Las Palmas, Tenerife e Canárias, cujo principal propósito é reforçar as parcerias e promover o turismo de cruzeiros nestas ilhas atlânticas. A Enapor esteve representada no ato pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Ireneu Camacho. 

Esta iniciativa histórica, diz a Enapor, marca um novo capítulo na cooperação entre os Portos da Madeira, Canárias e Cabo Verde que representam atualmente um mercado de cerca de três milhões de passageiros. Explica ainda que a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia surge como reconhecimento da necessidade de aumentar a eficácia e eficiência das quatro administrações portuárias envolvidas no que se refere à troca de informação estatística ou modelos comerciais para o desenvolvimento do produto turístico de cada região, assim como para fazer face aos novos desafios na gestão portuária, nomeadamente nas áreas da digitalização e sustentabilidade. 

Publicidade

Para Camacho, a constituição formal desta associação internacional vai permitir compartilhar e trocar experiências com outros portos da Macaronésia, fortalecendo as estratégias de promoção turística. “Juntos, podemos desenvolver rotas de cruzeiro atrativas, facilitar a conexão entre os diferentes destinos da região e divulgar ao mundo os tesouros escondidos em nossas ilhas, para além de reforçar todo o investimento que tem sido feito na promoção do negócio de cruzeiros em Cabo Verde. Procurar oportunidades de desenvolvimento sustentável do turismo de cruzeiro é essencial”, afirmou.

Este defende ainda que a conservação do meio ambiente e a preservação da cultura local também devem ser consideradas em todas as etapas desse processo. “Dessa forma, garantimos que o turismo de cruzeiros seja uma atividade sustentável e benéfica para todas as partes envolvidas. Vamos estar ao lado de reconhecidas potências do setor, como a Madeira, que este ano foi eleita, pela segunda vez consecutiva, o melhor destino de cruzeiros da Europa, e as ilhas Canárias que anualmente recebem mais de 2.5 milhões de passageiros”, pontua o PCA da Enapor. 

Publicidade

Do lado de Cabo Verde pretende-se, essencialmente potencializar esta cooperação estratégica, atraindo mais escalas e mais passageiros, e com a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo vivenciar uma nova realidade no negócio de cruzeiros em Cabo Verde, impactando positivamente o desenvolvimento do país. “Estamos prontos para embarcar nessa jornada e convidamos todos a se unirem a nós nesse esforço coletivo.”

Esta cooperação entre estes quatro portos insulares é considerada essencial para a definição de estratégias de captação de fontes de financiamento comunitário, permitindo o desenvolvimento de projetos que possam potenciar o crescimento económico, melhorar a conectividade e o reforço da resiliência perante as alterações climáticas e os desafios ambientais. Neste sentido, são objectivos gerais da associação, no âmbito portuário e marítimo, promover, investigar e formar, e ainda desenvolver iniciativas comerciais, sociais e culturais.

Publicidade

O propósito final é promover a área Atlântica da Macaronésia (Ilhas Atlânticas), como destino turístico de cruzeiros e, especificamente, os respetivos destinos que integram a Associação, a sustentabilidade e as boas práticas dos Portos que constituem a Associação e a colaboração com outras organizações e/ou associações cujos objetivos que sejam coincidentes com os fins da Associação. 

Pretende-se, igualmente, fomentar estudos e intercâmbio da informação relativa à atividade portuária e tráfego daqueles que prestam serviço, assim como a colaboração entre associados de forma a fomentar a criação de itinerários de cruzeiro para as Ilhas Atlânticas; facilitar a comunicação através do alinhamento de posições sobre questões de interesse comum, apresentando-as em fóruns regionais, nacionais e internacionais. E ainda desenvolver e fomentar as boas relações e a colaboração entre todos os agentes do sector portuário e marítimo, em especial da indústria de cruzeiros. 

A cerimónia de fundação da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, refira-se, contou com a presença de representantes de todas as ilhas envolvidas, designadamente de Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Beatriz Calzada Ojeda, Presidente da Autoridad Portuaria de Las Palmas, Pedro José Suaréz López de Vergara, Presidente da Autoridad Portuaria SC e Ireneu Camacho, Presidente do Conselho de Administração da Enapor. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo