Pub.
EconomiaEscolha do Editor

“Nôs Mar d´Canal” faz viagem-teste a Sto Antão e será inspeccionado pelo IMP esta terça-feira

Pub.

Valdemiro Ferreira, armador e Presidente do Conselho de Administração da Naviera Armas Cabo Verde – Nôs Mar d´Canal, garantiu num exclusivo Mindelinsite que a embarcação vai ser inspeccionada pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP), amanhã, terça-feira, depois de efectuar ontem, com sucesso, uma viagem-teste à vizinha ilha das montanhas. “Foi uma viagem muito rápida e sem balanço. Durou exactos 43 minutos”, comemorou.

De acordo com este responsável, a viagem-teste entre as ilhas de São Vicente e Santo Antão superou todas as expectativas. “Marcamos a inspecção do IMP para amanhã, mas só podemos confirmar a data da retoma das operações após a decisão desta autoridade marítima. Da nossa parte, fizemos tudo o que era preciso em termos de certificação exigida. Mas, para o navio operar, o IMP tem de fazer as inspecções. Mas estamos confiantes”, assegurou.

Publicidade

O navio conseguiu ligar São Vicente e Santo Antão em apenas 43 minutos. “O navio comportou-se muito bem. Não houve sequer balanço. Antes havia problemas, designadamente a nível dos tanques interiores, que foram resolvidos. Neste momento conseguimos encher os tanques na totalidade, o que acaba por baixar o navio e reduzir o balanço. Estamos com cerca de quatro metros debaixo de água. O navio está muito estável”, declara, eufórico.

O navio Nôs Mar d´Canal, recorda-se, foi alvo de uma reparação profunda para reforçar a linha marítima São Vicente – Santo Antão, que durou mais de ano. Os trabalhos de reparação e modernização da referida embarcação custaram mais de 200 mil contos, sendo que ¼ do montante contou com um aval do Estado de Cabo Verde.

Publicidade

Foram feitas intervenções no fundo e no casco com mudanças de mais de 60% das chapas, renovação completa dos dois motores e dos tanques de lastro e no salão de passageiros, que passa agora a ter uma lotação para 200 pessoas. Também a ponte de navegação foi modernizada com um software de ponta que, segundo Vlú, permite fazer um melhor diagnóstico da embarcação em termos de motores e navegação, tornando a viagem mais aprazível.

 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo